**Comentário:
A necessidade dos profissionais adquirirem capacidade técnica para operarem computadores hoje em dia ,quaisquer que sejam a área de trabalho,é um determinante na carreira profissional dos novos trabalhadores.
Assim como na arquitetura,a pressão do mercado de trabalho exige cada vez mais o conhecimento e a manipulação de softwares,pois é extremamente necessário que o futuro profissional esteja incluído e tecnicamente capacitado de operar os novos equipamentos tecnológicos que estão a disposição.
Porém diferentemente das demais áreas de trabalho,o arquiteto não deve utilizar o computador como ferramenta essencial de trabalho.O fascinante nessa profissão é o fenômeno de criação e o contato direto dos profissionais com o objeto de estudo,dessa maneira a sensibilidade e a conectividade destes são significativamente necessários.
Nesse processo de manter os arquitetos a par da utilização dos computadores,entra a questão desse recurso na metodologia de ensino.A grande dificuldade dos pedagogos em incrementar na grade escolar a informática,é a maneira que essa ferramenta pode ser explorada pelos alunos.Um dos impasses dessa informatização aplicada a arquitetura,é o fato da possível dependência dos estudantes perante ao computador.O utilizo deve ser efetuado de maneira a complementar as já existentes disciplinas curriculares,sem no entanto se julgar mais importante ou essencial.Ou seja, o mais importante nessa evolução gráfica é a capacidade do usuário equilibrar o seu desenvolvimento criativo com as ferramentas que o computador oferece,sem fazer dele o seu próprio projeto ou trabalho.
Acredito que é sim necessário que os estudantes de arquitetura tenham esse contato com os novos e avançados programas de computador ,uma vez que é bastante exigida as experiências com softwares no mercado trabalho,porém sem utiliza-lo como forma automática ,não exercitando a sua capacidade criativa,crítica e manual (fazer desenhos a mão como croqui etc).
O mais importante é definir que o computador não substitui as tradicionais disciplinas presentes nas Escolas de Arquitetura,para não formar erroneamente um profissional que é um mero entendedor de softwares.É dessa conciliação entre os métodos usuais e os novos equipamentos tecnológicos ,que os estudantes e educadores devem se basear para acrescentar o máximo possível de recursos nas instituições de ensino, a fim de formar arquitetos com competência máxima sem se limitar as tradicionais matérias acadêmicas e/ou computadores.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=45567724
comunidade da nossa turma no orkut,
o nome eh esse pra evitar veteranos enxeridos...
abraço
Postar um comentário