O conjunto de edificações, que será construído às margens da Linha Verde, na área do antigo Hipódromo Serra Verde, vai abrigar as 17 secretárias e demais órgãos públicos, além do palácio do governo. “Os projetos executivos estão todos prontos. Até detalhes como o sistema de irrigação foram projetados. Isso permite que façamos a licitação pelo sistema de preço global. Nossa expectativa é que haja pouca modificação no projeto e nos prazos, além de minimização de alterações nos custos das obras”, disse Borges aos deputados.
Ele lembrou que esse método é bastante usado em países mais desenvolvidos, porque gera economia em escala e torna a gestão da obra mais eficiente. “É comum na Europa gastarem mais tempo na elaboração de uma obra do que em sua concretização, que costuma acontecer sem maiores atrasos, justamente porque existiu planejamento”, explicou.
A obra, projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, deve custar cerca de R$ 900 milhões, de acordo com os cálculos mais recentes da companhia. Os recursos serão todos de responsabilidade da Codemig, sem qualquer participação do Tesouro Estadual.
Ele lembrou que esse método é bastante usado em países mais desenvolvidos, porque gera economia em escala e torna a gestão da obra mais eficiente. “É comum na Europa gastarem mais tempo na elaboração de uma obra do que em sua concretização, que costuma acontecer sem maiores atrasos, justamente porque existiu planejamento”, explicou.
A obra, projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, deve custar cerca de R$ 900 milhões, de acordo com os cálculos mais recentes da companhia. Os recursos serão todos de responsabilidade da Codemig, sem qualquer participação do Tesouro Estadual.
A transferência da sede do Governo de Minas para um único local visa tornar mais eficiente a máquina pública e reduzir custos operacionais, como o pagamento de aluguel dos imóveis em que estão instaladas hoje algumas das 17 secretarias e órgãos públicos, além de tornar o atendimento ao cidadão mais ágil.
O Centro Administrativo, junto à revitalização do Aeroporto Internacional Tancredo Neves (AITN) e a concretização da Linha Verde, maior projeto viário em andamento nos últimos anos na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), faz parte do projeto de desenvolvimento do Vetor Norte da capital. O objetivo é atrair empresas, gerar emprego e renda e dar mais opções de lazer e entretenimento aos moradores da região.
O Centro Administrativo, junto à revitalização do Aeroporto Internacional Tancredo Neves (AITN) e a concretização da Linha Verde, maior projeto viário em andamento nos últimos anos na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), faz parte do projeto de desenvolvimento do Vetor Norte da capital. O objetivo é atrair empresas, gerar emprego e renda e dar mais opções de lazer e entretenimento aos moradores da região.
Um comentário:
Achei interessante a colocação de fotos referentes ao Lições de Arquitetura. Não entendi foi esse prédio da sede do governo.
Você sabe das discussões que o envolvem?
Aquele abraço
Cristiano
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